Quer ler este texto em PDF?

quinta-feira, 22 de março de 2012

A PRAÇA E O PARQUE

O mestre-de-obras João Isidoro da Silva França, escolhido por José Antônio Saraiva, encarregou-se da construção da igreja do Amparo e para dirigir os trabalhos construiu casa de palha, de três divisões - uma de residência, outra dos soldados, a última dos escravos. A primeira situava-se na esquina do grande largo, onde se encontra hoje o Banco do Nordeste, seguida das demais, no rumo da rua que agora se denomina Álvaro Mendes. Na praça enorme ficariam os principais prédios públicos.

Partindo-se da igreja do Amparo, no rumo do Parnaíba dava-se sensível abaixamento do nível do terreno, e em virtude de tal circunstância o povo chamava a parte do logradouro de bacia - local em que, durante muitos anos, se armavam os bons e inesquecíveis circos visitantes, em que os molecotes do seu tope gostavam de passear em bicicletas alugadas e em que as alunas da Escola Normal faz mais de 40 anos, praticavam educação física.

Diz-se que Saraiva tinha hospedagem na casa de João Isidoro e nela assinou alguns papéis oficiais. Se verdadeiro o fato, o segundo palácio do Governo situou-se no lugar da Justiça Federal, até 1856, quando passou ao edifício do atual Museu do Piauí.

Nesse bonito e comprido largo foram construídos o antigo Tribunal de Justiça, o Departamento da Fazenda, o Teatro Santa, a Escola Normal, além de outras repartições.

Chamavam ao logradouro inicialmente Largo do Palácio. Passou a Praça da constituição. Ao depois, Praça Marechal Deodoro, nome dos dias que correm.

Muitos confundem a Praça Marechal Deodoro com o Parque da Bandeira - mas este foi criação do prefeito Lindolfo Monteiro, no tempo do Governo Leônidas Melo, em 1941. O governante da cidade arborizou certa área do terreno, adquiriu pássaros de linda plumagem e alguns bichos, colocou-os em viveiros e alojamentos próprios. Cercou todo de arame farpado. Com a vitória da oposição a Leônidas, em 1947, os partidários da UDN triunfante - segundo contam - carregaram quase toda a passarada e bicharada e a totalidade do arame, modesto prêmio aos vencedores.

Recompôs-se o Parque - outros pássaros e outros bichos novamente participavam da curiosidade dos visitantes. Deu-se, porém, reforma total do belo patrimônio de Teresina. Retiraram-se os animais bípedes e os quadrúpedes. Em redor das plantações, grades imponentes. Local de aprazível lazer, parece-me obra do ex-prefeito Joel Ribeiro, no primeiro Governo Alberto Silva.

Não se confundam as cousas. Existe Praça Marechal Deodoro e existe Parque da Bandeira. Este fica situado naquela, melhor dizendo: o Parque faz parte da Praça. Caracterizando-se: o Parque é a parte cercada da Praça.


A. Tito Filho, 13/02/1992, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário